Site Vale Fale Conosco Extranet English Version
HomeVale FertilizantesNotícias

Criação de Centro de Pesquisa em Patrocínio (MG) conta com investimento de R$ 670 mil

A Vale Fertilizantes em parceria com o Unicerp (Centro Universitário do Cerrado Patrocínio), anuncia a criação do Centro de Pesquisa em Reprodução de Espécies Nativas da Flora do Cerrado. O projeto, que propõe a construção de um laboratório de sementes e desenvolvimento vegetal, contribuirá para a manutenção e melhoria da qualidade ambiental da região.

Como parceira do projeto, a Vale Fertilizantes colaborou com R$ 670 mil para viabilizar a estrutura inovadora. A iniciativa envolve a criação de um local para conservar os remanescentes naturais do Cerrado e, principalmente, trabalhar no aumento, reestruturação e recomposição de áreas degradadas, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade ambiental por meio de inovações em procedimentos e tecnologias voltadas à multiplicação e propagação das espécies.

Centro de Pesquisa

Com cerca de três mil metros quadrados, o centro estará localizado dentro do campus do Unicerp, mantido pela Fundação Comunitária Educacional e Cultural de Patrocínio (FUNCECP). O complexo estimulará a produção de estudos profundos sobre o bioma local, em um ambiente apropriado para que professores e alunos possam desenvolver pesquisas científicas, além de utilizar a infraestrutura para fortalecer programas de educação ambiental.

O centro será composto por laboratórios de sementes e desenvolvimento vegetal, salas com câmaras com temperatura e umidade controladas, jardim temático, galpão para trabalho com mudas e substratos, e viveiro com sombrite, equipado com sistema de irrigação, bancada e suporte para bandejas e tubetes.

Nesses ambientes, serão realizados estudos florísticos regionais, com uso de tecnologia de sementes e produção de mudas nativas do Cerrado. Além disso, haverá apoio à coleta e distribuição de sementes, recuperação de áreas degradadas e remanescentes naturais, recomposição florística de áreas de preservação permanente e reservas legais. Serão estudadas também espécies e plantas medicinais com valor comercial.

O início do funcionamento do Centro está previsto para 2018. A construção do Centro é uma das condicionantes para que a empresa obtenha a licença para implantação do Projeto Patrocínio na cidade.

© 2010 - Vale | Todos os direitos reservados.